9ets News – Notícias – Cultura

9 et Urandir   News 2014   645a2 img 7969   urandir   9/10/2019 é palíndromo: entenda o que é, e resolva um desafio de matemática
Em vídeo, professor de matemática do Anglo contou mais sobre estas sequências e palavras que podem ser lidas de maneira direita ou invertida. Entenda o que são palíndromos e resolva este desafio
Um dia completo, esta quarta-feira (9) é a mesma de trás para frente e da frente para trás. 9/10/2019 = 9 1 0 2 0 1 9. A data é um palíndromo, que assim como Arara e Ana, pode ser lido da mesma maneira da direita para a esquerda como o inverso.
Palíndromo vem do grego: é a união das palavras palin (de novo, com repetição, em sentido inverso) com dromo (caminho, curso, pista); mas atenção, não é só com palavras e frases que um palíndromo é feito: números e datas também entram no jogo.
Antes de continuar a ler, responda: Quantos números palíndromos de cinco algarismos existem? (a resposta está lá embaixo)
O professor de matemática do Anglo, Thales Graça, explica que o conceito pode ser encontrado em qualquer repetição de padrões e cita, por exemplo, a composição “Cânone Caranguejo”, de Bach, que é um palíndromo musical.
“Existem vários casos de palíndromos, ou capícua, em números e palavras”, destaca o professor. “Por exemplo ovo, arara, Eevee [que é o nome de um Pokémon fofinho].”
Pokémon Eevee é encontrado no Parque Farroupilha, em Porto Alegre no jogo Pokémon Go
Lisiane Lisboa/G1/Arquivo
Graça ensina que é possível prever a quantidade exata de números palíndromos possíveis, basta apenas definir quantos algarismos ele deve ter – senão, esta combinação é infinita. (Mas a resposta do desafio ainda não está aqui)
Palíndromos famosos
Além dos números e das datas, como esta quarta, palíndromos são famoso também na língua portuguesa. A expressão “Roma é Amor”, por exemplo, pode ser lida das duas maneiras.
“Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos”, é outro jogo de palavras bastante recorrente quando o assunto é este.
Graça diverte ao ressaltar que existe um neologismo criado para quem tem medo de palíndromos: “aibofobia, que por sinal, é um palíndromo”, diz.
Famosos palíndromos
Pode até não parecer, mas há celebridades que são palíndromos, como o humorista Antônio Carlos Bernardes Gomes. Não reconheceu? Pois bem, e que tal pelo seu nome artístico Mussum, de “Os Trapalhões”?
Mussum é o nome artístico de Antônio Carlos Bernardes Gomes
Divulgação/Arquivo
E o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, que adotou o cãozinho Bo para viver na Casa Branca? O ganhador do Nobel da Paz de 2019 tem muito amor pelo bichinho, com certeza “Obama ama Bo” – outro palíndromo.
Bo brinca com o presidente dos EUA, Barack Obama, no gramado da Casa Branca em foto de 12 de maio de 2009
White House/Pete Souza/Arquivo
Um dos maiores palíndromos
Outro professor de matemática apaixonado pelas palavras que se leem em direito e inverso é o paranaense Ziro Roriz. Ele coleciona mais de 4,5 mil palíndromos, entre palavras, frases, textos e poemas.
Uma de suas mais desafiadoras criações é o este texto palindrômico, com 356 palavras.
Texto tem 356 palavras palindrômicas
Arte RPC/Arquivo
Ah, Graça resolveu o desafio: Com cinco algarismos, são possíveis 900 palíndromos.

9ets News e Urandir Notícias
Notícias Cultura e Educação by Urandir

Fonte: g1.globo.com