9ets News – Notícias – Cultura

9 et Urandir   News 2014   bc9c4 cafragozo 3 red 1    urandir   Professora de Alvorada troca sala de aula por canal de vídeos e lança livro para quem quer falar inglês
Criadora do English in Brazil, Carina Fragozo é formada em Letras e se dedica ao canal no Youtube que tem mais de 750 mil seguidores. Livro ‘Eu sou péssimo em Inglês’ é um guia o aprendizado do idioma sem fazer curso ou viajar para o exterior. Professora de Alvorada lança livro para quem quer falar inglês
Professora de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Carina Fragozo trocou há cinco anos a sala de aula pela internet. Criadora do canal no YouTube English in Brazil, é formada em Letras e hoje se dedica ao projeto, que tem mais de 750 mil seguidores.
A ideia partiu da própria experiência. Quando era mais nova, Carina não pôde pagar cursos ou morar fora do país e chegou a achar que nunca dominaria o idioma. Embaixadora do YouTube Educação, já viajou para diversos países para divulgar sua forma de ensinar através das redes sociais.
“Eu mesma cheguei a pensar que jamais conseguiria falar inglês com a mesma naturalidade que falo o português. Fui buscando a melhor maneira para aprender sozinha, quando percebi, estava fluente mesmo sem sair do Brasil. Em um ano, eu já estava com um inglês bom e me nivelei aos meus colegas”, conta Carina.
Depois disso, Carina ficou em primeiro lugar no doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase na aquisição fonológica de línguas estrangeiras.
Com o trabalho de pesquisa na universidade, ela precisou deixar a sala de aula. “Eu sentia uma falta imensa do meus alunos e de dar aula. Foi quando postei meu primeiro vídeo”. Em uma semana, mais de 1 mil pessoas assistiram s dicas da professora sobre como aprender inglês sem fazer cursos ou viajar para o exterior.
“Meu canal faz um trabalho de democratizar o ensino de qualidade para quem não pode pagar por um curso, como eu não podia. Hoje eu consigo disponibilizar aulas completas, eu tenho playlists com inglês básico, inglês para sobrevivência e qualquer pessoa pode acessar isso de graça.”
Criadora do canal no YouTube, English in Brazil é formada em Letras e hoje se dedica ao canal que tem mais de 750 mil seguidores.
HarperCollins Brasil/Divulgação
Do sucesso com o canal, veio o convite para escrever “Eu sou péssimo em Inglês – tudo que você precisa saber para alavancar de vez seu aprendizado”, publicado pela HarperCollins. Mais do que um livro de vocabulário e gramática, é um guia que traz ideias de como se organizar para montar um plano de estudos e dicas para melhorar a pronúncia.
“O livro surgiu das perguntas que eu recebo durante esses mais de quatro anos de canal. Todas essas questões que fazem as pessoas se sentirem péssimas, ruins ou fracas no inglês. Eu debato primeiro fazendo a união entre o meu conhecimento acadêmico, da linguística, através de pesquisas científicas, para desmistificar algumas coisas que as pessoas pensam e depois dou várias dicas para solucionarem o problema.”
O que faz as pessoas desistirem?
não sei por onde começar
sou velho demais para aprender inglês
tenho muito sotaque
meu inglês não evolui
sou péssimo em inglês
Para Carina, ninguém é péssimo em inglês e qualquer um pode aprender uma nova língua, basta descobrir a forma que melhor se adequa a si.
Quer começar a aprender inglês?
Estabeleça metas fáceis de cumprir. “Pense assim: em uma semana eu quero saber como me apresentar bem em inglês. Isso te motiva e aprendizado é um processo de longo prazo.”
Tenha contato com a língua todos os dias.
Estude através daquilo que te dá prazer. “Não precisa ser só pegar um livro de gramática, sentar e ficar repetindo, se isso não é legal para você. Pode estudar com música, com séries, com canais no YouTube. O alvo tem que ser o progresso e não a perfeição.”
Não fique obcecado em ter um inglês perfeito no começo. “Ninguém começa perfeito. Você vai errar, vai ter um sotaque mais forte, vai ter erro de pronúncia, mas isso não pode te bloquear. Não se aprende a falar sem falar.”
Se organize. “Faça um roteiro de estudos para saber o que vai aprender a cada dia.”
A animação da Carina sobre o tema não termina. Ela ainda tem muito conteúdo para ensinar. “Eu já estou com uma ideia de fazer outros livros. Já tenho dois prontos na minha cabeça. Um guia para estudar sozinho, com aulas de gramática e outro voltado para melhorar a pronúncia. Essa é a minha especialidade na área acadêmica, trabalhar com sotaques, pronúncia, fonética e fonologia, inclusive com áudio para treinar em casa.”
Embaixadora do YouTube Educação, já viajou para diversos países para divulgar sua forma de ensinar através das redes sociais.
HarperCollins Brasil/Divulgação

9ets News e Urandir Notícias
Notícias Cultura e Educação by Urandir

Fonte: g1.globo.com