9ets News – Entretenimento

Neste domingo, dia 13, o pernambucano Chico Science, artista que criou o movimento manguebeat, um marco na música brasileira na década de 1990, completaria 50 anos de idade. Science morreu precocemente em um acidente de carro, em Olinda, Pernambuco. Para celebrar sua vida e obra, está prevista em 2016 uma série de lançamentos culturais.

Também neste ano completam-se 20 anos do álbum Afrociberdelia, que consagrou Chico Science dentro e fora do Brasil. A banda Nação Zumbi, da qual Chico fazia parte, sai em uma série de shows pelo país para cantar novamente as faixas do álbum e homenagear os 50 anos do artista.

O primeiro show da Nação Zumbi ocorreu nesse sábado, em Salvador. Este primeiro show estava inicialmente previsto para as comemorações do aniversário do Recife. Mas agora a banda se apresentará na capital pernambucana apenas em maio. “Faremos o show de Recife em maio para termos mais tempo de fazê-lo caprichado, da maneira que tínhamos planejado e com convidados super especiais”, anunciou a Nação Zumbi por meio de comunicado.

As homenagens ao cinquentenário de Chico Science começaram ainda no Carnaval. Os blocos Siri na Lata e Galo da Madrugada homenagearam o mangue boy. Maior bloco de Pernambuco e já considerado o maior bloco do mundo pelo Guinness Book, o Galo dedicou o enredo deste ano ao artista: “Galo, Frevo e Manguebeat: Homenagem a Chico Science”.

Também no carnaval, a filha de Chico, Louise França, que se apresenta como Lula Lira, participou pela primeira vez de uma apresentação da Nação Zumbi no Marco Zero do Recife. Ela abriu o show cantando a música Monólogo ao Pé do Ouvido, do disco Da Lama ao Caos, de 1994, e improvisou homenagens a Chico e ao movimento Ocupe Estelita.

[embedded content]

Livro

Um livro que conta a rápida trajetória de Science no Nação Zumbi deve ser lançado ainda este ano. Em entrevista, Paulo André Pires, empresário que acompanhou a gravação dos dois discos que Chico Science gravou – Da Lama ao Caos e Afrociberdelia, de 1996 – relatou que o livro terá o título Inconformados. Na obra, Pires conta a história do manguebeat, movimento cultural que surgiu no Recife e ganhou o mundo.

Documentário

Na data em que Chico Science completaria 50 anos, será exibido pela primeira vez o documentário Chico Science – Um Caranguejo Elétrico. Dirigido pelo paulista José Eduardo Miglioli, com roteiro do jornalista pernambucano José Teles, autor dos livros Do frevo ao manguebeat e Meteoro Chico, o filme é coproduzido pela RTV, Globofilmes e Globo Nordeste.

Além de relatos de pessoas próximas ao músico, o filme tem imagens da apresentação de Chico Science e Nação Zumbi no festival Central Park Summer Stade, realizado em 1995, durante a primeira turnê internacional da banda.

Por ocasião dos 20 anos dessa apresentação, o Nação Zumbi foi convidado a se apresentar novamente no festival ano passado. Os registros em áudio em vídeo da apresentação de Chico Science e Nação Zumbi realizada mo festival em 1995 devem ser lançados oficialmente este ano, em CD e DVD.

Você viu?

Leona Cavalli abandona internet após polêmica pela morte de Rian Brito
Michael Keaton participará do elenco de Beetlejuice 2
Não pode ser o melhor no início, diz Jacquin sobre MasterChef
Cozinhar é terapêutico para mim, assume Bolinha nos bastidores
Cleo Pires exibe tatuagem secreta que fez aos 18 anos

20 anos da morte dos Mamonas Assassinas; relembre a trajetória9 et Urandir   News 2014   fbd20 f 338258   urandir   Criador do manguebeat, Chico Science faria 50 anos

Neto e Denílson não usam mesma cor; veja curiosidades do figurino da Band9 et Urandir   News 2014   fbd20 f 338259   urandir   Criador do manguebeat, Chico Science faria 50 anos


9ets News e Urandir Notícias
Notícias Entretenimento

Fonte: band.uol.com.br